Categorias

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

Neste espaço, você encontra as respostas para as principais dúvidas dos clientes Bunge Profissional.

Posso consumir o produto vencido?

Não. O prazo de validade é estabelecido pelo fabricante por meio de testes que verificam se todas as características sensoriais, de qualidade e de segurança são mantidas dentro do período de tempo de validade estabelecido para o produto. Após esse período, alguma dessas características pode estar alterada.

Qual é o prazo de validade que posso colocar em meu produto final?

A validade de um produto está diretamente relacionada às condições em que é produzido, aos ingredientes adicionados, condições climáticas (temperatura), entre outros fatores. Portanto, cabe ao fabricante do produto final a responsabilidade de determinar o prazo de validade dos seus produtos.

Onde posso comprar os produtos Bunge da linha food service?

Ligue para 0800 702 7105 e confira o atendimento comercial mais próximo.

Qual a diferença entre farinha e pré mistura para panificação?

A pré mistura já possui o sal, o açúcar e o reforçador necessários para a aplicação, devendo, assim, ser adicionada somente de água e fermento para elaboração do produto final. Com isso, consegue-se padronizar o produto, evitando o trabalho de pesar todos os ingredientes. Já com a farinha, é preciso adicionar todos os ingredientes necessários para a elaboração do produto final.

Pode ocorrer algum problema de qualidade, caso adicione produtos a mais (reforçador, açúcar) na pré-mistura?

Sim. A pré-mistura já é um produto composto de praticamente todos os ingredientes, nas quantidades certas para produzir determinado tipo de aplicação. Caso sejam adicionados outros ingredientes ou uma quantidade extra dos que já estão na formulação, a receita ficará desbalanceada e o produto final não terá uma boa qualidade.

Qual a diferença entre fermentação curta e longa?

A diferença básica entre os dois tipos de fermentação está no tempo em que o pão ficará fermentando (crescendo) antes de assar. A fermentação curta possui uma duração de cerca de 4 horas, enquanto a longa pode durar até 15 horas.
Além do tempo, é importante verificar a quantidade de fermento e água que serão diferentes para os dois tipos de fermentação. Na curta, o percentual de água e fermento são maiores do que na longa.

O que é glúten? Ele é maléfico a saúde?

É uma rede de proteínas formada pela junção de duas proteínas, a gliadina e a glutenina, água e trabalho mecânico (sova/batimento) em produtos provenientes dos seguintes cereais: trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Na panificação, ele é responsável pela elasticidade, volume e maciez dos produtos.
O glúten não causa danos à saúde das pessoas, com exceção daqueles que possuem alguma doença* associada ao seu consumo, e também, não há comprovações científicas de que uma dieta isenta dessa proteína possa emagrecer.
*Doenças associadas ao glúten: doença celíaca, alergia ao glúten e intolerância ao glúten não celíaca.

Qual a diferença entre creme vegetal, margarina e manteiga?

Os três alimentos são emulsões formadas por uma parte gordurosa e uma parte aquosa e se diferenciam principalmente pela origem da porção gordurosa de sua composição. O Creme Vegetal é uma emulsão plástica ou fluida, constituída, principalmente, de água e óleo vegetal e ou gordura vegetal, podendo ser adicionado de outros ingredientes. As Margarinas também são definidas como emulsões constituídas por água e óleo vegetal e ou gordura vegetal, porém com a adição obrigatória do leite e ou seus derivados, sendo a gordura láctea limitada a 3% do teor de lipídios totais. Já a manteiga é o produto em que a matéria gorda é composta exclusivamente por gordura láctea – produto gorduroso obtido pela bateção do creme pasteurizado derivado do leite de vaca.

O que são Lipídios?

São substâncias de origem vegetal ou animal, insolúveis em água, formadas de triglicerídeos e pequenas quantidades de não glicerídeos, principalmente fosfolipídios (Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa RDC 360/03).

O que são Gordura Trans?

As gorduras trans são naturalmente encontradas em gorduras de animais ruminantes e industrialmente formada pelo processo químico de hidrogenação parcial: adição de hidrogênio aos ácidos graxos insaturados, no qual óleos vegetais líquidos são transformados em gorduras sólidas ou pastosas. Por isso, é encontrada em alimentos como Leite, queijo, manteiga, carne vermelha, margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote.

Qual a diferença entre a Gordura Cukin e Cukin Fry?

Os dois produtos foram desenvolvidos para aplicação em frituras de imersão, ou seja, aquela fritura que o alimento fica totalmente imerso na gordura. A Gordura Cukin possui óleo de soja em sua composição e a Cukin Fry é uma mistura de óleo de soja e óleo de algodão. A adição de óleo de algodão à Cukin Fry confere maior resistência ao aquecimento e permite maior tempo de fritura sem troca de produto.

Não achou uma resposta para sua pergunta?

Mande sua pergunta para nós. Ajude-nos a manter este FAQ útil para todos!